Economia Solidária ganha força em Nova Iguaçu

 18/10/2017
Legislativo e Executivo: na defesa da economia solidária em Nova Iguaçu


Moradora do bairro Figueira 2, em Nova Iguaçu, Alzenir Fausto ficou em 1º lugar na premiação "Mulher Empreendedora Rural", realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, neste ano. Ela é representante da agricultura familiar na cidade. Junto com artesões, pescadores, rendeiras, bordadeiras e diversos outros segmentos, ela participou da audiência pública "Políticas Públicas para a Economia Solidária de Nova Iguaçu", na noite da última segunda (16), no plenário da Câmara Municipal. O encontro foi uma iniciativa da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O presidente da Frente, deputado Waldeck Carneiro, conduziu a audiência junto com o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, Ferreirinha; vereador Alexandre da Padaria; vereador Rogério Villanova, presidente da Comissão de Agricultura Familiar e Economia Solidária da CMNI; Miguel Ribeiro, presidente da Fenig; Marlene de Jesus, membro do Fórum Municipal de Economia Solidária de Nova Iguaçu; Sergio Trindade, membro do Fórum Estadual; Alzenir Fausto, representando a Feira da Roça; e Irmã Iolanda, do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu.
Deputado Waldeck lembrou que o Fundo Estadual de Economia Solidária já está em vigor. "Acredito que a Economia Solidária é um dos eixos que podem fazer parte do desenvolvimento de Nova Iguaçu. São milhares de pessoas envolvidas". Ferreirinha defendeu a importância de se dar maior visibilidade à economia solidária e à agricultura familiar: "Nosso governo já está se adequando e, a partir do ano que vem, 30% da merenda escolar será comprada dos produtores que trabalham com a agricultura familiar", afirmou.
O vereador Rogério Villanova disse que a Comissão que preside na CMNI tem discutido a construção de políticas públicas para a economia solidária. "Vamos, juntos, valorizar e incrementar este setor".
O vereador Alexandre da Padaria anunciou que já está formulando o projeto de lei que cria o Plano Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária, o que irá proporcionar maior sustentabilidade ao trabalho desenvolvido no setor. Ele entregou 54 Moções de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Nova Iguaçu em reconhecimento ao trabalho realizado por cada pessoa envolvida com a economia solidária e a agricultura familiar.
Para saber mais sobre o trabalho do Fórum em Nova Iguaçu acesse o facebook, pelo endereço fmesni, ou envie um email para solidaria.fmes.ni@gmail.com.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog