A violência no Rio, na favela e na Síria 


Jornal do BrasildAVISON cPOTINHO


Ao ler a chamada de que a jovem Bruna Lace de Freitas, com a filha no colo de 2 anos, havia morrido atingida na cabeça por uma bala perdida dentro de casa, no bairro do Engenho da Rainha, no último dia 26, não tive coragem de continuar toda a leitura. Mas,não deixei de ficar com a imagem da pequena criança que repetia “a mamãe caiu”. Segundo o jornal, a menina se encontra calada, agarrada com uma boneca. 
Além da jovem Bruna, a adolescente Daiane Brito Soares, de 15 anos, também foi morta em frente de casa em Belford Roxo, vítima da bala perdida. Tudo isso em menos de 24 horas. 
Esses casos apenas ilustram um problema que acontece todos os dias não só no Rio de Janeiro, como em todo Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou mais mortes violentas do que a Síria em guerra no período de 2011 a 2015. Ou seja, ao mesmo tempo que nos preocupamos com a guerra no mundo, estamos escondendo um grande problema do nosso país, sem de fato prioriza-lo. 
Todos esses casos de violência trazem sofrimento a muitas famílias. De um lado morrem policiais, do outro morrem traficantes e no meio dessa guerra morrem os moradores. Não podemos continuar nos enganando que temos paz em nossa cidade/país, nos assustando com a guerra em outros países, quando na verdade todo dia perdemos vítimas da violência. 
É preciso uma política e um governo que priorize a segurança pública, mas priorize não apenas com combate armado, mas sim com uma política de prevenção, trabalhando com inteligência. 
Que Deus conforte as famílias de Bruna e Daiane e de todas famílias de vítimas de nossa cidade. 
* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog