Por Renata Nascimento / Fotos: Ronaldo Lima
Quem deseja inovar no Natal de 2015 pode adquirir o presente da festa ou do amigo secreto no Espaço Social de Economia Criativa, localizado no Shoppping Praça da Moça, que comercializa produtos artesanais e de utilidades. Além de oferecer uma peça única e estilizada, a aquisição ainda ajuda o meio ambiente, já que os itens utilizam em sua confecção materiais que poderiam ter sido descartados como banners, lonas e retalhos.
Entre os produtos vendidos estão bolsas, sacolas, aventais e jogos americanos feitos de lona, pesos de porta confeccionados a partir de caixas de leite, objetos natalinos como guirlandas, anjos e outros itens de decoração.
Também está à disposição para venda, sofás do Projeto Okavango, vinculado à Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS) da Casa da Economia Solidária. O projeto, iniciado em 2013, tem como finalidade a recuperação de estofados, evitando o descarte irregular em vias públicas, praças e córregos, aumentando a vida útil dos móveis.
O Espaço Social de Economia Criativa, criado em setembro de 2015, é ambientado com luminárias feitas de PET e móveis confeccionados com troncos de árvore, pneus e pallets de madeira. A loja ainda oferece espaço para leitura e troca de livros, oficinas grátis de artesanato e educação ambiental, além de funcionar como ponto de coleta de materiais recicláveis utilizados na confecção de produtos vendidos no Espaço.
A loja é resultado da parceria entre Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema, Casa da Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Shopping Praça da Moça, que cedeu o espaço para instalação da loja. Parte da renda obtida com a venda dos produtos é destinada ao Fundo Social para aquisição de itens utilizados nos cursos profissionalizantes, oficinas e ações sociais promovidos gratuitamente aos moradores da cidade.

Serviço:
Espaço Social de Economia Criativa
Shopping Praça da Moça. Rua Graciosa - Centro, loja 338/339 do Piso Paineira .

Fundo Social de Solidariedade de Diadema
Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.
Tel.: (11) 4057 7788.

Casa da Economia Solidária
Rua Professor Evandro Caiaffa Esquivel, 127 – Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog