Mineira de Cataguases, Maria Inês Pandeló Cerqueira, chegou a Barra Mansa, interior do estado do Rio de Janeiro, em 1974, com 14 anos de idade. A trajetória política da deputada estadual Inês Pandeló está ligada a construção do Partido dos Trabalhadores, através da militância nos movimentos sindicais, social e comunitário e da participação nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs. Fundadora do PT- Barra Mansa, foi vereadora e prefeita do município e cumpre o terceiro mandato de deputada estadual. Foi líder da Bancada PT na Alerj cinco vezes e hoje passou a ser referência política dentro do partido em todo estado. Inês prioriza sua atuação na defesa dos direitos da mulher, no desenvolvimento regional sustentável e do meio ambiente e da cultura. Questões como educação, segurança pública e cidadania foram incorporadas ao seu trabalho.

Formada em jornalismo e pós-graduada em História Social, Inês Pandeló tem atuação destaca na Defesa dos Direitos das Mulheres, como nas questões ligadas a violência doméstica, apoio efetivo a aplicação da Lei Maria Penha e no combate à mortalidade materna (organizou duas campanhas de âmbito estadual de combate à violência contra a mulher e de morte materna). Ela também promove debates para uma maior inclusão da mulher no mercado de trabalho e nos espaços de poder e decisão. Inês está há sete anos a frente da presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Alerj. Além disso, é vice-presidente das Comissões de Constituição e Justiça e de Cultura e membro das Comissões de Educação e de Assuntos da Criança, Adolescente edo Idoso.

Na presidência da CDDM, priorizou ações visando garantir uma vida sem violência para todas as mulheres, instituiu o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro que homenageia mulheres que se destacam em trabalhos prestados nas questões de gênero, reativou o SOS Mulher da Alerj – 0800.2820.119 – número onde a mulher pode, além denunciar casos de violência, tirar dúvidas sobre questões trabalhista, entre outras. A deputada é autora de inúmeras leis de atenção à mulher vítima de violência e à saúde feminina.

Atualmente, Inês está engajada no fortalecimento da economia solidária no estado com atenção especial ao movimento de mulheres do setor. Ela vem promovendo encontros com grupos de mulheres da economia solidária visando não só o fortalecimento do setor como também a implantação das leis 5315/2008 e 5872/2011, da qual é autora, que cria o Conselho Estadual da Economia Solidária e o Programa de Fomento a Economia Solidária, reivindicações da categoria. Esse conselho viabilizará a criação de um fundo para o crescimento do setor no Estado e para a criação de políticas públicas.

Inês também trabalha para a recuperação da bacia rio Paraíba do Sul e da Mata Atlântica; para a realização de obras de saneamento básico, através do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, o fornecimento de vales-transportes a todos os servidores da administração direta do Estado, entre outros.


Endereço para contato: Rua Dom Manuel, s/nº - Centro
Cep: 20.010-090
Gabinete número: 202
Andar: 2º
Telefone: +55(21)2588-1241
 
   
 
 Você pode acompanhar o trabalho de seu parlamentar pelo
BANCO DE DADOS DA ALERJ.
Utilize os mecanismos de busca por nome ou palavra chave.
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog