Aberta a V Plenária: Por uma nova economia

10 de dezembro de 2012
Fonte: Fernanda Pessoa
Image Com muita alegria e ao som de ciranda, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária-FBES deu início à V Plenária Nacional de Economia Solidária. Empreendedores solidários de todas as partes do Brasil estarão reunidos em LuziâniaGO, de hoje (09) a 13 de dezembro, com o objetivo de debater um novo sistema econômico, pautado na justiça social, no respeito à diversidade cultural e em prol do desenvolvimento sustentável.
Um coro de vozes emocionadas deu ritmo à abertura do evento, que reunirá aproximadamente 1000 trabalhadores e trabalhadoras, entre representantes estaduais, escolhidos nas etapas locais e estaduais, além de convidados definidos pela Comissão Organizadora Nacional e entidades apoiadoras. Todos juntos. Quilombolas, indígenas, homens, mulheres e crianças, cantando a diversidade de culturas e vivências, para discutir e propor uma nova economia, pautada no fortalecimento do trabalho associativo e no protagonismo no desenvolvimento local, através da constituição de empreendimentos econômicos solidários e da articulação de redes de cooperação entre grupos produtivos.
Representantes de todas as regiões do país trouxeram um pouco da terra e água de seus territórios para agradecer os recursos que nos permitem bem-viver no planeta, e homenagear os companheiros e companheiras que cooperaram para este encontro acontecer, mas não puderam comparecer. A mística de abertura, conduzida por Deusdete Oliveira , foi encerrada com uma lúdica mistura de todos esses elementos, pelas mãos de Daniela Rueda e Paulo Morais membros da Secretaria Executiva do FBES. A bandeira da Economia Solidária foi estendida e segurada por todos que, unidos, realizarão a orientação política do movimento de economia solidária para os próximos três anos, o diálogo com os movimentos parceiros, e a formação de grupos em mesas temáticas, para discutir temas importantes e aprofundar o conteúdo do documento síntese da Plenária.
O que é o bem viver? A pergunta foi lançada, e o resultado do primeiro dia é a unanimidade pelo desejo de “mais amor o próximo”, “repeito à diversidade”, “ alimentos sem veneno”,” o mundo sem patrão e sem empregados”, “justiça social e respeito”, “preservação do meio ambiente”, entre outros. Serão cinco dias de muito diálogo. Pela valorização do ser humano, e não do capital. Após as falas de motivação e agradecimentos, de Ana Dubeux e Franscisca de Jesus, com muita emoção, esperança, e principalmente solidariedade foi iniciada a V Plenária.

V Plenária Nacional de Economia Solidária receberá no dia 13 Ministro Gilberto Carvalho
A V Plenária Nacional de Economia Solidária – “bem-viver, cooperação e autogestão para o desenvolvimento justo e sustentável” realizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, esta reunida em Luziânia (GO) para debater suas ações para o próximo triênio. Estão reunidos 600 representantes dos 26 Estados mais o Distrito Federal eleitos, através de um processo que envolveu mais de 10.000 pessoas que participaram das etapas locais/territoriais, municipais, estaduais e temáticas, sendo ao todo realizadas 194 plenárias pelo país.
Estão presentes neste encontro diversos movimentos sociais, como catadores, feministas, quilombolas, indígenas, agricultores, representantes de pontos de cultura, pescadores para a construção de uma economia mais justa, através da abordagem do tema bem-viver.
Neste dia 13 de dezembro nos reuniremos para a realização de um Ato Político a partir das 11h, na sede da CTE / CNTI. Estão confirmadas as presenças das seguintes autoridades e indicação dos movimentos sociais: Ministro Gilberto Carvalho – Secretaria Geral da Presidência; Paul Singer – Secretário Nacional da Secretaria Nacional de Economia Solidária / MTE; Paulo Teixeira – Presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária; Paulo Rubens Santiago – Deputado Federal (PE); Carlos Cabral – Deputado Estadual (GO); Representante da Secretaria Nacional de Juventude; Andrea Butto - Secretaria de Desenvolvimento Territorial / MDA; Associação Nacional de Agroecologia, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Articulação de Mulheres Brasileiras, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Central Única dos Trabalhadores, Faces do Brasil, Rede Nacional Quilombolas, Ficha Limpa, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e a Rede de Educação Cidadã



Ademar Bertucci e Paul Singer foram homenageados durante a tarde de hoje (10) VPNECOSOL. No segundo dia de atividades, o professor Singer trouxe contribuições importantes sobre a temática "Bem Viver", refletindo as conquistas e desafios do atual cenário do movimento de Economia Solidária.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog