Faltou espaço da andar na 18ª FEICOOP 2011

Com corredores e pavilhões totalmente lotados. Uma multidão foi conferir, no final de semana, a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul (EcoSOL) e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Além de artesanato e confecções, a variedade de produtos coloniais feitos por grupos pertencentes à economia solidária chamaram a atenção dos visitantes. Segundo a Brigada Militar, 151 mil pessoas cruzaram pelo local.
Quem teve bons motivos para comemorar foram os expositores. A Feicoop reuniu ao todo 800 empreendimentos de 435 municípios. Com o tempo gelado, as roupas mais quentes como palas ou ponchos sumiram rapidamente dos estandes. A produção de erva-mate também foi destaque na feira. Uma máquina artesanal de soque para a produção de erva-mate atraiu curiosos e muita gente apaixonada por chimarrão.
Os expositores de primeira viagem também aprovaram a feira. As sócias de Terezinha Abreu e Nilza Fagundes, de Santa Maria, saíram do evento satisfeitas com a oportunidade de expor seus produtos de tecelagem. “O importante também é a troca de experiências e de ideias com colegas de diferentes locais do país e do continente”, comentou Terezinha.
A praça de alimentação foi outro ponto de concentração de boa parte do público. Foi difícil cruzar pelo local e resistir às delícias à venda nas barracas que reuniram empreendimentos de várias regiões do país. “A feira deste ano encantou pela diversidade, interação e alegria dos participantes. É um evento em que todos se sentem bem. E a chuva no final caiu como uma bênção”, destacou a coordenadora do evento, Irmã Lourdes Dill. Além da EcoSOL e da Feicoop, paralelamente ocorreram eventos como a 11ª Mostra da Biodiversidade e a Feira de Agricultura Familiar.
Fórum Mundial – Durante o evento, ficou acertado ainda que o 2º Fórum Social Mundial de Economia Solidária e a 2ª Feira Mundial da Economia Solidária serão realizados em julho de 2013 em Santa Maria. A definição da data e do local foi durante uma reunião, no sábado à noite, com representantes dos países participantes na feira deste ano.

Entre segunda-feira e quarta-feira da próxima semana, dias 18, 19 e 20, a coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, da Feira Estadual de Cooperativismo e da Feira de Economia Solidária do Mercosul, Irmã Lourdes Dill estará em Brasília a convite da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Economia Solidária (Senaes), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O motivo da estada de Irmã Lourdes na capital federal, assim como de outros convidados, é a comemoração e a avaliação dos oito anos da Senaes, que desenvolve programas e projetos de qualificação e apoio à economia solidária. Os três dias serão marcados pelo diálogo em prol das políticas públicas de economia solidária.
Durante os oito anos de existência, a Senaes tem contribuído tanto com projetos globais quanto iniciativas locais. Entre os de grande abrangência está o Programa Nacional de Fomento a Feiras de Economia Solidária, no qual Santa Maria é uma das cidades contempladas. Nesse sentido, o município é considerado pioneiro na América Latina, por isso, a referência e o prestígio em Brasília. Outro programa que beneficiou os empreendedores da economia solidária é o Plano Setorial de Qualificação, que contemplou 400 pessoas. Acerca dos programas mais pontuais estão aqueles voltados para meio rural, quilombolas, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog